Fim de semana marcado pela realização da Audiência Pública sobre a Emenda Constitucional nº82 e do Encontro dos representantes sindicais dos Detrans no 5º CONGRESSO FETRAN, que aconteceu durante os dias 06, 07 e 08 de novembro, no Rio de Janeiro.
Aconteceu na noite do dia 06/11, na ALERJ - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a sexta Audiência Pública sobre a Emenda Constitucional nº 82, que inclui o § 10 ao art. 144 da Constituição Federal, para disciplinar sobre a segurança viária no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
No evento estiveram compondo a mesa de discussão o Dr. Jorge Braga Junior, Especialista em Direito, o Dep. Federal Hugo Leal, Janete Bloise representando o Detran/RJ, a Presidente do Sindetran/RJ (Sindicato dos Servidores do Detran/RJ) Drª Maria da Penha e Drº Eider Marcos, Presidente da Fetran- Federação Nacional dos Sindicatos dos Detrans. No acontecimento estavam presentes representantes dos Sindicatos de Detrans dos estados de Rondônia, Pará, Pernambuco, Goiás, e do Distrito Federal quando foi debatido o tema da segurança viária, a competência dos trabalhadores de trânsito, o conceito de agente de trânsito com destaque para a importância e consequências dessa alteração na Constituição do Federal, bem como para toda a Administração Pública.
Marcou presença também a Agente de Trânsito Luciana Tamburini, que foi condenada por danos morais por dizer que "Juiz não é Deus", após ter autuado numa blitz o juiz João Carlos de Souza Corrêa, que dirigia um veículo sem placas, sem documentação e não portava a carteira de habilitação no momento da abordagem. Na abertura da audiência pública foi lida uma Nota de Repúdio relacionada ao caso do juiz e da agente do DetranRJ que foi assinada pelo Deputado Federal Hugo Leal, pelo Sindetran/RJ e FETRAN.
CONGRESSO DA FETRAN
A FETRAN (Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans), entidade que representa os Sindicatos dos Detrans do Brasil, esteve presente na audiência e realizou seu 5º Congresso durante os dias 7 e 8 de Novembro.
Na sede do SINDETRAN/RJ, representantes de Goiás, Rondônia, Pará, Pernambuco, Distrito Federal, além do próprio Rio de Janeiro; debateram durante os dois dias as políticas públicas para a melhoria do trânsito, sobre as carreiras dos servidores dos Detrans definindo os projetos para 2015 e principalmente a proposta de Lei que Regulamentará o novo § 10 do Art. 144 da Constituição Federal que ao dispor sobre a Segurança Viária possibilita a criação carreira dos Agentes de Trânsito no país.
Segundo o presidente da Fetran, Eider Marcos "O encontro nesse fim de ano com premente início de mandato político administrativo é importantíssimo para os líderes sindicais, pois daqui saímos com pensamentos, estratégias e compromissos renovados."
Os Estados componentes da Fetran que justificaram a ausência foram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Piauí, Paraná, Alagoas e Acre.
Diretoria de comunicação FETRAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário