segunda-feira, 24 de março de 2014

CONHEÇA NOSSAS LUTAS

Em abril de 2013 deflagramos greve e a paralisação durou 13 dias, devido à determinação judicial, a categoria retornou ao trabalho repondo os serviços pendentes. Em seguida os servidores tiveram descontados os dias de paralisação, por meio de liminar conseguiram receber no mês seguinte.No final de 2013 a ação civil nº 1032380-1 teve seu desdobramento e julgada de acordo com o texto que segue: “DESCUMPRIMENTO DE ACORDO POR PARTE DO DETRAN VERIFICADO. MOVIMENTO GREVISTA LEGAL E LEGÍTIMO”! Ao avaliarmos as negociações posteriores a greve de 2013 percebe-se que permaneceram estagnadas, itens da pauta de reivindicações não tem sido atendidos principalmente ao que se refere a Quadro Próprio e GEBET, resultando assim no esgotamento da Negociação.Possuímos a terceira maior frota veicular do país, 6.159.417 veículos e 4.896.342 condutores, logo seus serviços correlatos que são infindos, hoje trabalhamos por quatro, cinco ou mais, os servidores estão esgotados, estão adoecendo pela pressão e sobrecarga diária.Lotados no órgão tem cerca de 1000 servidores estatutários, e aproximadamente 120 estão aptos a se aposentar em breve, tivemos um único concurso em toda a história da autarquia, e temos sofrido evasão de servidores diariamente pela condição precária de trabalho e falta de reconhecimento profissional, comprometendo assim o desempenho dos serviços públicos, muitas vezes chegamos a pensar que o descaso é para tornar precário o serviço e justificar uma terceirização.
Pauta de reivindicações
  • Melhorias no espaço físicos das CIRETRAN, equipamentos e materiais para melhorias no atendimento ao publico (será considerado atendido quando todas as unidades passarem por reformas);
  • Novo concurso (os servidores ressaltam que o Estado tem a terceira maior frota e apresenta números elevados em todos os serviços, e possui pouco mais de mil estatutários distribuídos em 101 unidades, e cerca de cento e vinte estarão aptos a se aposentar no próximo ano, não atendido/sem previsão);
  • Retomada do Estudo, reenquadramento e aprovação do Quadro Próprio do DETRAN/PR (queremos criação de uma comissão técnica com participação da SEAP, SEFA e PGE, para que seja feita minuta da Lei, que tenha participação dos representantes da categoria eleitos em assembléia anteriormente Clemar e Arnaldo e que seja encaminhada para ALEP para votação, aprovação e sanção);
  • Reajuste e regulamentação da GEE (atendida, porém existe um mês pendente de pagamento e não há regulamentação, e que a mesma nos seja apresentada antes de vigorar);
  • GIRCE (descompatibilização, atendida), GEBET (não atendida, o anuário de 2013 traz 986.058 exames práticos no ano passado, cada exame tem custo de R$24,80, totalizando R$ 24.454.238,40, considerando que são pagos R$2,50 (três candidatos) por hora no exame prático, e que temos cerca de 376 examinadores atuantes, por ano cada um em média receberia R$2000,00, ou seja, não chegaríamos há R$800.000,00 gastos em pagamentos anuais);
  • Descongelamento da insalubridade para vistoriadores (não atendido, e queremos saber por que os cargos de provimento em comissão que são para funções de direção, comando,gerencia, chefia e assessoramento está fazendo vistorias e recebem mais que os estatutários, e também faz exames na banca examinadora, indo contra a legalidade?)
  • Insalubridade e periculosidade para examinadores (entendemos que caso seja reajustado GEBET será considerado atendido);
  • Revisão FCC (queremos que seja aplicado o novo modelo de avaliação que está sendo construído pela comissão, demonstrando assim que não nenhum tipo de direcionamento nesta gestão, e solicitamos que revejam a minuta da lei, principalmente no quesito substituição);
  • Participação do SISDEP (tem sido atendida na medida do possível);
  • Adicional noturno para instrutores (retirada da pauta);
  • Hora extras para mutirões (estagnado, o órgão anuncia os exames extras e não pagam as horas trabalhadas);
  • Apresentação de regulamentação e planejamento estratégico do DETRAN PR por parte do DG (não apresentado).
Diretoria SISDEP

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