A
VIDA É COMUNICAÇÃO
O
compartilhamento do conhecimento organizacional deve fazer parte dos planos
estratégicos do DETRAN/PR. Quando informações e conhecimentos são
compartilhados, temos um ambiente de cooperação, propício para a geração de
idéias, soluções e novos conhecimentos.
Além
disso, a eficácia da comunicação interna pode estabelecer um importante elo e alinhamento
da Diretoria com a base da pirâmide organizacional, importando em resultados
percebidos no âmbito interno assim como na sociedade através dos ganhos
observados na qualidade dos serviços e no atendimento prestado ao cidadão.
Sabe-se
que uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora
em motivação, liderança, comunicação, organização informal, compartilhamento do
conhecimento etc. Baseado nesses parâmetros é possível questionar: como a
comunicação interna e o compartilhamento de conhecimentos podem contribuir para
modernizar. Para tanto é necessário compartilhamento da aprendizagem
interpessoal e do compartilhamento de experiências e idéias para que o esforço
de renovação do DETRAN/PR alcance os resultados esperados e para que esses
resultados se consolidem. A participação de diretores e servidores é
fundamental para o sucesso do novo modelo de gestão implantado no DETRAN.
“Resolver
os conflitos de interesses que lhe sejam levados pela população, garantindo as liberdades,
assegurando os direitos e promovendo a paz social.”3
.
As
organizações, como seres vivos, estabelecem-se e mantêm-se pela comunicação. É
a comunicação interna que permite a organização aprender, ter consciência de si
mesma, ser adaptativa e criativa. Em outras palavras, ela dissemina o
conhecimento, apóia o processo decisório, produtivo e negocial, além de
orientar e motivar os funcionários. Para tanto, é preciso que se estabeleça uma
comunicação interna com diversos canais e instrumentos.
O
fluxo de comunicação dentro das organizações estende-se em todas as direções e sentidos,
permitindo que informações, idéias e conhecimentos circulem, garantindo, assim,
um desempenho coordenado.
As
pessoas precisam sentir-se confiantes e, principalmente, motivadas para
discutirem, trocarem experiências e entenderem que a comunicação e a
socialização também fazem parte de seu trabalho e de que a troca de informações
e conhecimentos agrega valor não só pessoal, mas, sobretudo, organizacional.
Relacionamento implica em entender de pessoas e
saber se comunicar. Especialistas afirmam, a partir de pesquisas, que 86% das
demissões de gestores têm como causa a falta de competência pessoal e não de
competências técnicas. Já a comunicação é a capacidade de se fazer entender.
Para isso é fundamental falar na linguagem dos ouvintes, pois a
responsabilidade de se fazer entender é de quem comunica. Comunicação não é o
que se diz, é o que a outra parte entende. Quem pensa que precisa ler o
dicionário para ser um bom comunicador está redondamente enganado, pois
comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% fisiologia (linguagem
corporal).
Liderar envolve mudança. O papel do líder numa
instituição é levar a empresa, departamento ou setor, de um ponto "A"
para um ponto "B". Isto é, partir de um estado atual e chegar a um
estado desejado. Para isto, muito contribui o desenvolvimento das capacidades
de organização e planejamento. Fatores como objetivos, metas, mudanças,
recursos, ferramentas e processos fazem parte da rotina de um bom gerente.
Líder que é líder de
verdade, quando atinge os objetivos divide os méritos com a equipe, e quando
fracassa assume inteira responsabilidade.
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