sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A VIDA É COMUNICAÇÃO
O compartilhamento do conhecimento organizacional deve fazer parte dos planos estratégicos do DETRAN/PR. Quando informações e conhecimentos são compartilhados, temos um ambiente de cooperação, propício para a geração de idéias, soluções e novos conhecimentos.
Além disso, a eficácia da comunicação interna pode estabelecer um importante elo e alinhamento da Diretoria com a base da pirâmide organizacional, importando em resultados percebidos no âmbito interno assim como na sociedade através dos ganhos observados na qualidade dos serviços e no atendimento prestado ao cidadão.
Sabe-se que uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, compartilhamento do conhecimento etc. Baseado nesses parâmetros é possível questionar: como a comunicação interna e o compartilhamento de conhecimentos podem contribuir para modernizar. Para tanto é necessário compartilhamento da aprendizagem interpessoal e do compartilhamento de experiências e idéias para que o esforço de renovação do DETRAN/PR alcance os resultados esperados e para que esses resultados se consolidem. A participação de diretores e servidores é fundamental para o sucesso do novo modelo de gestão implantado no DETRAN.
“Resolver os conflitos de interesses que lhe sejam levados pela população, garantindo as liberdades, assegurando os direitos e promovendo a paz social.”3
.
As organizações, como seres vivos, estabelecem-se e mantêm-se pela comunicação. É a comunicação interna que permite a organização aprender, ter consciência de si mesma, ser adaptativa e criativa. Em outras palavras, ela dissemina o conhecimento, apóia o processo decisório, produtivo e negocial, além de orientar e motivar os funcionários. Para tanto, é preciso que se estabeleça uma comunicação interna com diversos canais e instrumentos.
O fluxo de comunicação dentro das organizações estende-se em todas as direções e sentidos, permitindo que informações, idéias e conhecimentos circulem, garantindo, assim, um desempenho coordenado.
As pessoas precisam sentir-se confiantes e, principalmente, motivadas para discutirem, trocarem experiências e entenderem que a comunicação e a socialização também fazem parte de seu trabalho e de que a troca de informações e conhecimentos agrega valor não só pessoal, mas, sobretudo, organizacional.
Relacionamento implica em entender de pessoas e saber se comunicar. Especialistas afirmam, a partir de pesquisas, que 86% das demissões de gestores têm como causa a falta de competência pessoal e não de competências técnicas. Já a comunicação é a capacidade de se fazer entender. Para isso é fundamental falar na linguagem dos ouvintes, pois a responsabilidade de se fazer entender é de quem comunica. Comunicação não é o que se diz, é o que a outra parte entende. Quem pensa que precisa ler o dicionário para ser um bom comunicador está redondamente enganado, pois comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% fisiologia (linguagem corporal). 
Liderar envolve mudança. O papel do líder numa instituição é levar a empresa, departamento ou setor, de um ponto "A" para um ponto "B". Isto é, partir de um estado atual e chegar a um estado desejado. Para isto, muito contribui o desenvolvimento das capacidades de organização e planejamento. Fatores como objetivos, metas, mudanças, recursos, ferramentas e processos fazem parte da rotina de um bom gerente.
Líder que é líder de verdade, quando atinge os objetivos divide os méritos com a equipe, e quando fracassa assume inteira responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário