quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

OCUPAÇÃO PACÍFICA NO POSTO DO DETRAN EM MARINGA

Na manhã da quarta feira (25), houve um grande ato pacífico nas principais avenidas da cidade de Maringá, reunindo aproximadamente 6 mil pessoas, em defesa da garantia de diretos dos servidores públicos do estado do Paraná e em favor da educação pública, gratuita e de qualidade. Nessa manifestação uniram-se servidores e professores de instituições públicas e alunos da Universidade Estadual de Maringá, os quais realizaram uma ocupação pacífica do Posto Central do DETRAN de Maringá, demonstrando a unificação das diferentes categorias na luta pela garantia dos direitos adquiridos, e resistência aos atos fraudulentos e desrespeitosos do Governo do Estado do Paraná.
As pessoas em todo o estado não entendem o elevado número de cargos em comissão nomeados no Detran-PR, sendo que haviam 232 na semana passada e nesta semana foram nomeados mais 97 cargos, totalizando 329 cargos em comissão. Com base no ano de 2014, estimamos que o governo pretende nomear para o Detran-PR mais de 100 cargos, isso fragiliza a segurança dos procedimentos do Detran, e pior, incorrem em ilegalidade ao designar os mesmos para executarem atividades técnicas.
É importante evidenciar a população que a nomeação de cargos em comissão NÃO é a melhor opção para a estrutura do órgão, lembrando que estas pessoas são indicadas por políticos, e infelizmente enquanto um servidor concursado possui vencimentos líquidos que chegam em média a menos de 2.000,00 estes cargos nomeados por indicação política recebem mensalmente R$ mais de R$2.500,00

“ Outro fator é o alto valor gasto em diárias para deslocar servidores para unidades do interior, isto está ocorrendo nestes dias de greve, porém não é um fato inédito.”

Após a ocupação, registramos imagens que garantem que as dependências do Posto Central do DETRAN de Maringá foram devidamente resguardadas, nenhum equipamento fora danificado e não houve nenhum prejuízo físico ao local.
Cabe lembrar, que em nenhum momento dessa ocupação, funcionários que não aderiram a greve foram ameaçados ou coagidos pelos funcionários públicos que exerciam legal e legitimamente seu direito de manifestar sobre as ações nefastas do Governo Estadual e da Diretoria do DETRAN –PR.
A ocupação do Posto Central do DETRAN foi um movimento legítimo de manifestação grevista.Os 30% dos serviços essenciais continuam sendo realizados na 13ª CIRETRAN de Maringá, local que não fora ocupado pela manifestação grevista nesta manhã. Dessa maneira, não existe descumprimento dos compromissos assumidos pelo movimento grevista na cidade de Maringá.
A seguir, algumas fotos que registram o momento da ocupação do referido Posto.
"A nossa luta unificou! É estudante, servidor e professor!" - canto entoado pelo movimento grevista em Maringá.
Agradecemos os companheiros da Universidade Estadual de Maringá (representados pelo SINTEEMAR e pelo SESDUEM), servidores e professores de escolas públicas estaduais desse município (representados pela APP Sindicato) e estudantes da Universidade Estadual de Maringá (representados pelo DCE UEM)


DIRETORIA SISDEP





Nenhum comentário:

Postar um comentário